sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Bebida dos Ceus

Bebida dos Ceus


Ninguém sabe ao certo quando surgiu e de onde veio, mas todos sabemos que o chocolate veio pra ficar.
A origem da dita delícia dos deuses, que segundo os maias do México e da América Central foram os primeiros a consumir o cacau, em meados de 1500 a.C, representa ainda um mistério na história, que vai sendo decifrado aos poucos com pequenos vestígios que surgem ao longo dos séculos. As bebidas achocolatadas, por exemplo, datam-se do século VI a.C.
Os astecas foram, por sua vez, os primeiros apaixonados por chocolate de que se tem notícia, por volta de 1300 d.C, mas a bebida luxuosa era privilégio apenas dos nobres e guerreiros. Nessa época, as valiosas sementes de cacau eram utilizadas como uma espécie de dinheiro, a especiaria funcionava também como moeda para os astecas e maias e continuou sendo utilizada como dinheiro até meados do século XIX, e a propriedade das árvores de cacau era fiscalizada e controlada pelo governo.
No século XVI, os conquistadores e missionários espanhóis aderiram ao consumo do chocolate, quando a exportação do vinho foi proibida. Criadas pelos colonos espanhóis no México, as primeiras chocolateiras (recipientes para armazenar a bebida) surgiram da importância da espuma para os apreciadores de chocolate da época, que gostavam da bebida que vinha acompanhada de muitas “bolhas”.





Nenhum comentário:

Postar um comentário